O Serviço Social em meio Hospitalar mantém suas orientações e práticas norteadas por direitos e deveres do Código Lei de Ética Profissional e na Lei que Regulamenta a Profissão.
Possui uma prática investigativa no tocante as dimensões e do reconhecimento da questão social como objeto da intervenção profissional.
Questão social pode ser entendida como aquela que se expressa como “o conjunto das expressões da desigualdade social”, ou seja, a atuação profissional é baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais.
Nosso objetivo, além de garantir os direitos do cidadão, potencializar a orientação social com vistas à ampliação do acesso aos direitos sociais assim como estar atento aos seus deveres e responsabilizações.
As ações profissionais são direcionadas nas dimensões: assistencial, de equipe, sócio educativa, de mobilização, participação e ações de controle social, de investigação, planejamento e gestão, qualifica assessoria e a formação profissional.
AÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NO HC PALMEIRA DAS MISSÕES:
- Plano de ação I: Comemoração dos aniversariantes de pacientes internados
- Plano de ação II: Comemoração dos aniversariantes funcionários
- Plano de ação IV: Levantamento histórico do HCPM
- Plano de ação V: Kit limpinho, com o apoio do Rotary
- Plano de ação VI: Contadores de historia, com o apoio dos alunos do ensino técnico do Colégio Três Mártires
- Plano de ação VIII: Brinquedoteca, com o apoio das acadêmicas de pedagogia UPF
- Plano de ação IX: Comissão de Acompanhamento de Alta Permanência: CAAP
- Plano de ação XI: Comissão de Humanização
- Plano de ação XII: Acompanhamento de Saúde Mental para ansiosos, depressivos e dependentes químicos, com o apoio de acadêmicos de enfermagem da UFSM.
O Serviço Social efetiva sua prática de ação na mediação entre o paciente, a família e a rede de atendimento.